terça-feira, 15 de julho de 2008

Os novos vendedores de moda



Foi-se o tempo em que vendedor era bico ou alternativa para os que não tinham formação universitária ou ocupações “mais nobres”.

O trabalho de vendedor exige talento especial, e quem pretende trabalhar no ramo da moda precisa ter requisitos como um bom senso de observação, cultura contemporânea, conhecimento da história da roupa, mentalidade aberta às múltiplas realidades da vida, conhecimento de cores, tecidos, entretelas, aviamentos e equilíbrio para saber a diferença entre o comercial e o marketing, sem perder o sonho que embala a moda.

É importante entender a nobreza dos tecidos e dos acabamentos. Saber para convencer o cliente, por exemplo, que lã fria não é para ser usada no inverno e microfibra não é apenas mais um sintético.

Candidatos a vendedores necessitam ter facilidade de comunicação, estar antenado com as tendências mundiais e ter um certo conhecimento de inglês para falar os “estrangeirismos” que a moda exige.

Revistas importadas, programas de TV e jornais abastecem novos conhecimentos, mas não tente ser uma enciclopédia. O conhecimento da moda é apenas para melhorar a performance, sem humilhar ou constranger o consumidor.

Se alguém vai comprar uma televisão é natural que conheça os procedimentos básicos, mas o bom vendedor vai mostrar como tirar proveito do que o produto tem a mais e talvez até vender um DVD e amplificadores para um “home theatre”.

O vendedor de moda deve buscar argumentos e alternativas de uso para o que vende. Se for convincente, fatura acessórios e um cliente fiel.

Informação é o segredo neste negócio. Desde o que pode virar moda, processo de fabricação de um produto até a maneira certa de se maquiar e pentear para atender em uma loja.

Neste mercado, a boa aparência vale tanto quanto a experiência. Não significa que o trabalho exija só beldades. Boa aparência se consegue com tratamento visual. Não é necessário uma estética perfeita, mas tem que ter brilho e personalidade.

Cabelos presos, maquiagem discreta e obrigatória, unhas com misturinha, bijuterias que não chamam a atenção e roupas que tenham a ver com o espírito da loja colaboram para um visual adequado em qualquer setor.

Vender moda vai sempre além do ato comercial. Muitas vendedoras servem de consultores para os clientes e muitas se tornam amigas e confidentes.

A formação ideal são os cursos de venda, as faculdades e cursos de Moda e os estágios em lojas para aprender a engrenagem do comércio do vestuário.

Fonte: Comunicando Moda
Diário Catarinense. Suplemento Donna DC – 23/11/03. p.19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga a sua opinião