terça-feira, 5 de agosto de 2008

A Vida de Yves Saint Laurent


Resumo de uma vida

1936 Yves Henri Donat Mathieu-Saint- -Laurent nasceu em 1o. de Agosto em Oran, na Argélia, filho de Charles e de Lucienne Andrée Mathieu-Saint-Laurent. O pai, advogado e presidente de uma companhia de seguros, é um homem que não deixa influências no filho. A mãe que Yves adora, bela e coquette, é o seu símbolo do chic, mas causa-lhe desgostos devido a relações extraconjugais. A mãe de 95 anos, e as duas irmãs, Michelle e Brigitte, vivem atualmente em Paris.

1953 Parte de Oran onde termina o liceu, e instala-se em Paris, com 17 anos de idade, para tentar a sorte como designer na moda e no teatro, tentando escapar do serviço militar e do clima de guerra na Argélia.

1954 Corresponde-se com Michel de Brunhoff, diretor da Vogue Paris. Ganha o terceiro prêmio de um concurso do Secretariado da Lã ao desenhar um vestido. O primeiro prêmio ganho com um casaco, vai para Karl Lagerfeld. Burnhoff vê o desenho do vestido e recomenda Saint Laurent a Christian Dior.

1955 Entra para a Casa Dior como assistente modelista e o seu primeiro vestido de noite fica imortalizado numa fotografia de Avedon retratando a modelo Dovima entre dois elefantes. Torna-se o delfim de Christian Dior.

1957 A morte súbita de Dior leva-o à direção da Maison Dior. Com apenas 21 anos vê-se à frente de um império que gera 20 milhões de dólares anuais e a responsabilidade de suceder a uma lenda que mudou radicalmente a imagem das mulheres. Tem um sucesso estrondoso com a sua primeira colecção, Trapèze, lançando o vestido-trapézio (corte évasé), que lhe vale o prêmio Neiman Marcus, nos EUA.

1960 Mobilizado para o serviço militar, experiência que o destroçará para sempre, é dispensado e ao regressar à Dior vê-se substituído por Marc Bohan. A última coleção que fez para a Dior, baseada no look “chic beatnik”, primando pelos vestidos de gola alta e pelos blusões de botões preto, foi mal recebida mas transformou-se na “farda” dos vanguardistas.

1961 Funda a sua Maison de Couture, na Rue La Boétie, em Paris, em associação com Pierre Bergé, seu companheiro amoroso e sócio de toda uma vida, e três colaboradores da Dior: Claude Licar, Gabrielle Buchaert e a modelo Victoire. Um homem de negócios de Atlanta, J. Mack Robinson, financia o projecto. A mítica sigla YSL é desenhada por Cassandre. Começa a ascensão e a sede da empresa muda-se para o número 30 bis da Rue Spontini. Inicia a sua colaboração para guarda-roupas de Teatro e de Cinema. Destaca-se, em 1966, o de Catherine Deneuve para o filme de Buñuel, Belle de Jour.

1965 A colecção Mondrian é outro triunfo pelo corte depuradíssimo e pelo jogo de cores simples. 1966 Saint Laurent ousa criar o primeiro smoking feminino. Concebe a colecção Pop Art e inaugura a primeira boutique Saint Laurent Rive Gauche.

1967 Colecção Africaine. É o primeiro a contratar modelos negras para os desfiles de moda, o que manterá para sempre.

1968 Look safari. Lança também o look andrógino que não estabelece fronteiras rígidas entre as roupas de homem e de senhora (graças às calças, ao smoking e ao tailleur de calças).

1969 Surge a primeira butique para homem, Rive Gauche Homme.

1971 Cria a colecção 40, inspirada na década de 1940, após ter visto Paloma Picasso usar um turbante. A colecção provoca desagrado na Imprensa, mas será das mais importantes por impor um look, nomeadamente através dos ombros muito chumaçados. Causa furor ao posar nu para a objectiva de Jeanloup Sieff para a publicidade do seu primeiro perfume para homem, YSL Pour Homme, que é um sucesso. Lança a fragrância feminina Rive Gauche. Sucedem-se-lhes o perfume mais marcante, Opium, cujo nome causa celeuma (1977); Kouros, para homem (1981); Paris (1989); Jazz, para homem (1989); e Champagne (1993), cujo nome é boicotado pelos produtores dessa bebida.
1974 A Maison instala-se num hotel particular no número 5 da Avenue Morceau.

1976 Mostra, uma vez mais, ser um gigante da Alta-Costura ao criar a colecção Opéra-Ballet Russes, uma obra-prima suntuosa que Saint Laurente considerou ser a sua maior criação. O The New York Times elogia-a, escrevendo: “Uma coleção revolucionária que mudará o curso da Moda no mundo.”

1980 Início de uma série de coleções inspiradas em pintores e em correntes artísticas que vão de Velásquez ao Cubismo.

1982 É lhe atribuído o Prémio Internacional de Moda instituído pelo Conselho de Designers de Moda da América.

1983 É o primeiro criador de Moda a ter uma exposição que lhe é dedicada pelo Museu Metropolitano de Nova Iorque, Yves Saint Laurent, 25 anos de Criação. Somando as digressões pelo mundo, a exposição teve um milhão de visitantes.

1985 É agraciado pelo presidente Mitterrand com as insígnias de Cavaleiro da Legião de Honra. 2000 O grupo Gucci compra a YSL, ficando os seus fundadores com a parte de Alta-Costura. Para desagrado de Saint Laurent, a Gucci entrega as colecções de Pronto-a-Vestir a Tom Ford.
2002 Anuncia a retirada do mundo da Moda. Apresentou no Centro Georges Pompidou a sua última colecção em retrospectiva. A sua frase de despedida foi: “Je vous quitte, mais je vous aime.”

2008 Morre com um tumor no cérebro, aos 71 anos de idade, deixando um legado quase insubstituível.
fonte:máxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga a sua opinião