segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Biografia de Lino Villaventura


foto:reproducao

Escalado para escrever a biografia de Lino Villaventura, o jornalista e consultor de tendências Jackson Araujo revela curiosidades de um dos maiores designers do país. Sua obra integra a Coleção Moda Brasileira (Ed. Cosac & Naify, R$ 189), lançamento que conta com a história de vida de cinco dos maiores nomes da moda nacional. Além de Lino, foram biografados os estilistas Alexandre Herchcovicth, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.

1. Como Lino resolveu ser estilista? Foi uma opção natural?
Lino Villaventura é autodidata. Apaixonado por Artes Plásticas, Cinema e Arquitetura, me parece natural que ele tenha optado pela criação de moda como plataforma de experimentação para conseguir congregar valores inerentes a estes três segmentos com os quais mantém relação íntima em seu trabalho.

2 - Lino desenha coleções que flertam com a arte e não apenas com o pret-à-porter. Saberia apontar de onde vem essa sensibilidade peculiar do estilista?
Acredito que todo criador do porte de Lino Villaventura traz em seu código genético um talento natural para a criatividade, mas sem exercícios e coragem nenhum talentoso nato vira um revolucionário. Como todo bom guerrilheiro, Lino está em constante ebulição e questionamento, nunca está quieto, conformado e plenamente realizado. É isso que faz dele este vulcão em constante erupção criativa, sempre em busca da eterna juventude.

3 - Quais curiosidades da vida do estilista você achou mais interessante?
Acho que existem alguns momentos bem marcantes e que funcionam como divisor de águas na trajetória de Lino Villaventura. O mais representativo em termos da liberdade criativa que ele viria a seguir é o fato de ter criado figurinos para um bloco de Carnaval de amigos, durante sua juventude em Belém, no Pará. Depois, o lance da criação de sua primeira peça, um colete para a namorada Inez, quando morava na Vila Ventura, em Fortaleza, nome que foi incorporado ao seu apelido de criança e virou sua marca registrada. O Lino da Vila Ventura virou Lino Villaventura.

4 - Alguns estilistas são conhecidos pela sofisticação da modelagem (Clô Orozco), pela pegada avant garde (Alexandre Herchcovitch), pela exuberância das cores e das estampas (Dudu Bertholine e Rita Comparato). Qual seria a classificação, se é que existe, para o trabalho de Lino? Muito antes de todos eles, Lino já congregava estes valores em seu trabalho - sofisticação na modelagem, pegada avant-garde, exuberância de cores e estampas - o que faz dele o estilista mais completo do Brasil.
fonte:manequim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga a sua opinião