sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Como mulheres com mais de 40 anos podem se parecer mais jovens.


foto:reprodução

Para Charla Krupp a vaidade não é um dos sete pecados capitais. Editora de moda e estilo de importantes revistas americanas como Glamour e InStyle, ela afirma que a busca pela beleza não é apenas o seu ganha-pão: é o de todas as mulheres acima dos 40 anos. Isso porque, segundo Charla, no mercado de trabalho, a idade e a aparência valem mais do que a experiência. Não que o mundo corporativo esteja contratando espécies de "Barbies" mas, para competir com jovens competentes, as mulheres mais velhas estão tendo que acrescentar uma boa apresentação ao seu currículo.
Ela selecionou alguns dos conselhos de seu livro para ajudar as leitoras a se parecem cinco quilos mais magras, 10 anos mais novas e 10 vezes melhores:

Batom - “Abandone o vermelho”, aconselha Charla. Após os 40 anos, as maquiagens devem ser claras. Batons escuros envelhecem o rosto e deixam a expressão triste. “Podem deixá-la igual à Cruela Cruel”, diz. Cores carregadas, além de causar a impressão de afinamento dos lábios, deixam as rachaduras mais evidentes. Utilize o rosa e outros tons claros, que dão um ar jovem e tornam os lábios mais grossos. Você também deve ter à mão sempre um brilho, porque eles iluminam o rosto. Outra dica é não contornar a boca toda com lápis escuro. Use-o apenas em lugares que precisam ser realçados.

Cabelo - Cuidar do cabelo é a primeira atitude para quem quer parecer mais jovem. "Se você tiver dinheiro para melhorar apenas uma coisa, que sejam os cabelos", diz. O primeiro passo é adotar franjas. Elas emolduram o rosto e dão um ar delicado à expressão. Como os cabelos ficam mais finos à medida que as pessoas envelhecem, o ideal é fazer cortes e usar produtos que dêem volume aos cabelos. No pior das hipóteses, pode-se consultar o dermatologista para saber se precisa de algum tratamento contra a calvície. Resolvido o problema do corte e do volume, pinte-os, se forem grisalhos, ou clareie as madeixas, se forem muito escuras. “Um dos truques para se parecer mais jovem é usar tons claros, e no cabelo isso é mais que comprovado”. Abuse do castanho, faça luzes. “Cabelos pintados são como maquiagem que você nunca tira”, ensina a especialista.

Pele - Uma pele bonita é fundamental para parecer mais jovem. Um bom sabonete esfoliante não é necessariamente caro e é um dos cuidados fundamentais para o rejuvenescimento. Charla recomenda esfoliar a pele, especialmente a do rosto, de uma a duas vezes por semana. Para encobrir as imperfeições, o segredo é usar pouca base, justamente o oposto do que as mulheres geralmente fazem. À medida que envelhecem, as mulheres tendem a usar mais maquiagem. “O segredo é passar pouco, até obter um brilho suave". Se a pele é boa, um leve toque é suficiente. “O excesso de base é uma prova evidente de que o rosto tem muitos sinais a esconder”.

Para parecer mais magra - O truque para aparentar cinco quilos a menos é acertar na roupa íntima. Charla se diz uma entusiasta de bermudas e tops modeladores, que são peças usadas por baixo da roupa e que deixam o corpo mais magro e firme. “São ótimos para levantar os seios, comprimir a barriga e arrebitar o bumbum”, diz. Além disso, não marcam a roupa. Um ponto em que ela se diz fã das brasileiras é em relação às calcinhas. "Gosto de calcinhas pequenas, tanguinhas. Além do efeito estético, elas têm um poder psicológico poderoso", diz. “Ninguém se sente sexy com calcinhas de vovós. Sua capacidade de se sentir sexy está extremamente ligada à sua confiança, em todos os aspectos”.

Guarda-roupa - Charla não perdoa. Se você tem um terninho de grife e acha que vai arrasar de elegante com ele, ela joga um banho de água fria nas suas expectativas. Para a especialista, esse look tradicional envelhece até as mais enxutas. Ela não recomenda nenhuma roupa que combine todas suas peças. Esqueça os tailleurs. Nada de tom sobre tom. Moderno e elegante, na sua visão, é abusar dos contrastes. Uma dica são os vestidos com jaquetinhas para completar o visual. Charla não prega que as mulheres sejam magérrimas. “Aceite seu físico, mas tente lidar com os excessos”. Use roupas que modelem seu corpo e não que o façam parecer maior do que é. Roupas muito justas deixam imperfeições muito aparentes, mas roupas largas farão você parecer maior. Uma boa dica é usar uma bata ajustada ao corpo com calças skinny (retas em relação à perna) por baixo. Outra sugestão é um vestido com corte em A, que dá um visual nem tão justo, nem tão largo. Quando você for sair, use, no máximo, três peças brilhantes. Não use um vestido brilhante, um colar brilhante, uma bolsa brilhante, brincos brilhantes. Você pode usar um brinco, o vestido e o sapato, por exemplo.

Depois de ler todas as dicas, você retira o que achou legal para melhorar o seu visual. Conselhos de uma mulher que sabe...
fonte:época

12 comentários:

  1. Amei as dicas. Vou seguir direitinho àquelas que se adaptam ao meu corpo.
    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dicas muito importantes!Gostei especialmente das dicas sobre os cabelos e sobre o guarda-roupa: "Esqueça os tailleurs."

    Obrigada!

    Sueli
    São Paulo

    ResponderExcluir
  3. amei as dicas pois tenho 40 anos e vou usar tudo que aprendi obrigada! beijos

    ResponderExcluir
  4. Super dicas para aplicar em minha mãe! ela vai adorar

    ResponderExcluir
  5. Gostei muuito, mas falta falar dos sapatos...

    ResponderExcluir
  6. Hummm adorei querida pois este é o terro de todas as mulheres ao 40 anos e o que agente mais teme e mexer nos cabelos e dar certo.
    obrigada gostei muito
    gostaria de deixar meu e-mail mmeirepereiref@hotmail.com para me mandar novidades pois gosto muito de vestidos e estampa principalmente com flores, rosas natureza.

    ResponderExcluir
  7. Amei!!! Quero viver a minha idade, sabendo ser elegante e não vulgar... È brega demais essas
    que querem ser vestir como uma menina de 18 anos.

    ResponderExcluir
  8. ótimas as suas dicas, adorei!

    Bjs,

    Daisy

    E-mail: profdcdap1801@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas!!! Até q enfim alguém que me entende...tenho 43 anos mas ninguém me dá mais que 35.
    Sou jovem, alegre e me visto jovialmente. Essa história de terninhos, tailers...ahhhh nem vem...uso o que está na moda adaptando o comprimento e usando as peças mais soltinhas para não perder a noção...rs

    ResponderExcluir
  10. muito bom ,adorei ,colocarei em pratica

    ResponderExcluir
  11. Anônimo 22 de setembro de 2013. Você,esqueceu de englobar as mulheres negras em suas dicas.

    ResponderExcluir

Diga a sua opinião